Links Úteis

Tire todas as suas dúvidas sobre bagagem neste link.

Ainda tem dúvidas entre escala e conexão? Veja a diferença aqui.

Veja dicas básicas de como levar seu animal de estimação em voos. Cada empresa aérea tem suas próprias regras e tarifas, portanto é necessário consultá-la antes.

Pesquisando qual casa de câmbio oferece a melhor cotação? Este site compara lojas que tiveram as melhores taxas. Coloque a moeda que você quer fazer a troca e a cidade que você está, depois basta clicar na loja que você quer fazer a cotação, e embaixo irá aparecer um mapa com o endereço e telefone da loja.

Imigração para Brasileiros

Para países que fazem parte do Mercosul não é necessário passaporte, apenas identidade com até 10 anos de data de emissão. Atenção, não é permitido a viagem apenas com a carteira de habilitação! Veja mais detalhes aqui.

Alguns países exigem visto de permanência no país para turistas brasileiros, como por exemplo: EUA, Canadá, Japão, Egito, Austrália… Veja a lista completa aqui.

Há ainda países que exigem o comprovante da vacina contra febre amarela, veja mais no texto abaixo.

Febre Amarela

A vacina contra febre amarela deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem (no caso da primeira vacina) e a mesma é válida por dez anos. Ao visitar alguns lugares de mata e rios no Brasil é recomendável tomar a vacina, veja o mapa.

Alguns países exigem o Certificado de Internacional de Vacinação (CIV) outros apenas recomendam (Argentina, Colômbia, Panamá, Peru, Venezuela). Veja a lista de alguns países que exigem o CIV no quadro abaixo, as informações foram tiradas do site da Anvisa em janeiro de 2016.

quadro países FA

Para informações completas (além da febre amarela há orientações sobre a malária, coronavírus, poliomielite) sobre países que irá viajar, consulte este site. Clique em ‘Verifique as orientações para o país de destino’ e coloque o nome do país.

Para emitir o CIV é necessário tomar a vacina, num posto de saúde de sua cidade, a vacina é gratuita. Você irá receber um comprovante de vacinação, com ele em mãos basta ir num dos postos da ANVISA, e trocar o comprovante pelo CIV, veja aqui onde realizar a troca. Alguns postos de saúde emitem o CIV.

Tiramos o nosso CIV no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão). No dia, estava bem vazio e foi bem rápido. Não deixe para ir pouco antes do voo, e correr o risco de perder o embarque caso tenha fila.

Climatologia

Que tal conferir a previsão de chuva antes de marcar a viagem? É claro que nada é garantido, pode surgir uma frente fria, um El Niño, enfim, vários fatores extraordinários… Seja como for, não custa tentar né… Tem lugares em que a chuva não vai influenciar tanto assim nos passeios, mas chegar no litoral com chuva, por exemplo, não é nada legal.

Tem lugares em que é recomendável ir após o período das chuvas, como por exemplo os Lençóis Maranhenses, pois as lagoas estarão cheias, e tem ainda quem recomende ir no período das chuvas por ser mais fresco. Claro que pode ocorrer um período de estiagem, não chover e você vai chegar lá com a lagoa vazia…

Na tabela abaixo estão os dados das chuvas de todas as capitais brasileiras (consulta realizada em janeiro/2016).

Climatologia

Estes dados foram retirados do site Climatempo e se baseiam em valores coletados ao longo de 30 anos, neste link você pode consultar outras cidades do Brasil (chuva e temperatura). É só clicar em ‘nome da cidade’ e vai abrir uma caixa onde você escolherá o estado e a cidade que quer consultar.

Para outros países consulte este site.